Você sabe qual é a diferença básica entre grãos e cereais?

Apesar de commumente as pessoas acharem que trata-se da mesma coisa, o cereal é um tipo específico de planta, pra ser mais preciso, quando nós falamos de cereal, estamos nos referindo à planta como um todo, já os grãos, são sementes que o cereal produz, ou seja, os cereais são um tipo de gramínea, uma família de plantas que reúne mais de 6 mil espécies em todo o planeta, como o trigo, a aveia e a cevada.

Esses alimentos podem ser moídos, onde através desse processo virarão farinha e misturados a outros alimentos darão origem a novos alimentos, tais como o pão e a cerveja.

O aumento no consumo de alguns tipos de cereais diariamente, ajudam na redução de peso em pouco tempo, pois melhoram o funcionamento do intestino.

Os Benefícios dos Grãos e Cereais

Cada vez mais os consumidores aderem aos produtos integrais. Pães, bolos e até mesmo o arroz do dia a dia estão sendo substituídos por aqueles contendo grãos e cereais. Mas quais os reais benefícios deles pra nossa saúde?

Aumento da saciedade: É um dos principais motivos que tornaram esses alimentos tão populares entre aqueles que fazem dietas. Por esses alimentos serem ricos em fibras, eles garantem uma maior saciedade por mais tempo.

Maior concentração de vitaminas e minerais: Pelo fato desses grãos não serem tão processados e polidos como de costume, suas características são mantidas, garantindo um maior valor nutricional a esse alimento.

Diminuição do colesterol: Estudos mostram que fibras solúveis, encontradas principalmente na aveia, são responsáveis pela diminuição dos níveis de colesterol sanguíneo.

Controle da carga glicêmica e do diabetes: Devido ao fato desses grãos e cereais serem ricos em fibras, eles diminuem a carga glicêmica das refeições. Quando a carga glicêmica é baixa, a insulina é liberada aos poucos, garantindo que não haja uma hipoglicemia de rebote, comum em diabéticos.

Além disso tudo, elas ainda fazem uma limpeza no seu organismo! Ao ingerir alimentos ricos em fibras, elas se ligam a toxinas cancerígenas que acabam sendo ingeridas com os alimentos e garantem que sejam eliminadas!

E ai, prontos para inserirem alimentos com grãos e cereais na sua dieta diária? Agende sua consulta, nós te daremos todas as orientações sobre as quantidades adequadas e melhores formas de ingestão 😉