O Azeite de Olivia é rico em calorias e fornece cerca de 900 calorias por 100 gramas de sua ingestão.
Ele é uma excelente fonte em gorduras, principalmente ácidos graxos monoinsaturados, comumente conhecido como MUFA, o azeite de oliva também contém polifenóis, ômega-3 e triglicérides ésteres.

Previne doenças cardíacas: Os Ácidos gordos monoinsaturados presentes no Azeite de Olivia ajudam na redução do colesterol mau (LDL) no corpo, reduzindo assim o bloqueio de artérias.
Ele também ajuda na redução da coagulação do sangue. O Azeite é também uma boa fonte de antioxidantes como fenóis e Vitamina E que por sua vez ajudam a manter o coração forte e funcionando corretamente.

Previne contra o Câncer: rico em Omega-3, o qual auxilia na prevenção do câncer e reduzir a taxa de crescimento de células do câncer no corpo.
Além disso, ele é rico em antioxidantes e vitaminas que ajudam na redução da mutação de células e também evita que os radicais livres ataquem o DNA.

Benefícios do Azeite de Oliva Para Pele: O Azeite extra virgem é benéfico para a pele. Ele possui vários antioxidantes, como Vitamina A e Vitamina Eque ajudam na luta contra os radicais livres que danifica as células da pele.
Eles têm propriedades anti-inflamatórias e podem reduzir rugas e o envelhecimento precoce da pele. O Azeite de Olivia também pode ser usado como um hidratante por causa das suas propriedades hidrófilas, que ajudam na formação de uma camada protetora sobre a pele.
Misture açúcar, sal ou mel com azeite e utilize como um esfoliante para o rosto, uma vez que ajuda a esfoliação da pele com a remoção das células mortas, que obstroem os poros.
Portanto sua pele ficará mais lisa e brilhante.
Crescimento do cabelo: O Azeite de Olivia é muito benéfico para o cabelo e por isso é amplamente utilizado nos cabelos secos e no tratamento do couro cabeludo.
Ele mostra-se também ser eficaz contra as pontas duplas e a caspa.  A massagem com óleo de oliva ajuda a acelerar o crescimento dos cabelos e ainda os deixam mais brilhantes e macios.
Benefícios para o cérebro: A perda de memória é comum depois de uma certa idade. A Presença de gorduras monoinsaturadas no Azeite de Olivia ajudam a diminuir as chances de déficit cognitivo.
É recomendado o consumo de 3 colheres de sopa diariamente para ajudar no bom funcionamento do corpo.
Proteção contra a Diabetes: A Diabetes tipo 2 ocorre durante a infância e por causa do obesidade, sedentarismo e por questões hereditárias.
O Azeite de Olivia é rico em antioxidantes, vitaminas e ferro que por sua vez ajuda na prevenção de diabetes.
As Gorduras mono-insaturadas presente no Azeite de Oliva estimular a secreção de hormônio chamado glucagon, que mais contribui para o aumento da taxa de produção de insulina no pâncreas.
O Azeite extra virgem ajuda a reduzir o nível de açúcar no sangue e também as inflamações no sistema que destrói as células beta produtoras de insulina no pâncreas.