DIU é a sigla usada para Dispositivo Intrauterino, um método contraceptivo de longa duração, eficaz e seguro.
 
O DIU de cobre é revestido por esse metal, ocasionando alterações no endométrio, no muco promovendo um ambiente hostil para o espermatozoide, funcionando até como espermicida . Ele pode aumentar o fluxo menstrual e a intensidade das cólicas menstruais, porém esses sintomas costumam melhorar em até 6 meses. Sua duração pode variar de 3 a até 10 anos, dependendo do tipo inserido.
 
O DIU Mirena possui em sua estrutura o hormônio levonorgestrel. Este, é liberado aos poucos e em pequena quantidade no útero onde é absorvido pela corrente sanguínea, porém, pela dose hormonal absorvida ser extremamente baixa, ele por muitas vezes não bloqueia ovulação Seu poder contraceptivo ocorre pelas alterações no ambiente uterino, principalmente no endométrio. O DIU Mirena costuma diminuir de forma significativa a menstruação, podendo, em mais de 40% dos casos causar com ausência de produção da mesma. Sua duração é de 5 anos.
 
Diferente do que se pensava antigamente, nenhum dos dois diminuem a fertilidade e atualmente são indicados, junto com o implante, como melhores meios contraceptivos em adolescentes, mesmo nas que nunca engravidaram! 
 
Sempre tenha uma boa conversa com seu ginecologista antes de escolher o melhor método para seu corpo! 
 
Dra. Michelle Nagai
Ginecologista da Nutrindo Ideais