Acordou hoje e ainda está no jejum?

O jejum intermitente é uma estratégia muito interessante com diversos benefícios para a saúde. Sou muito fã dessa estratégia quando o indivíduo tem indicação e não possui contraindicação. No entanto, você fazer jejum por fazer “porque é bom” ou “na orelhada” ou “porque está na moda” sem indicação médica pode não ser uma boa. Afinal, NEM TUDO É BOM PARA TODO MUNDO!

Primeiro é bom lembrar que existem diversos tipos de jejum e grandes alterações alimentares podem trazer consequências para o nosso metabolismo, então não necessariamente fazer uma restrição será sempre bom. Por exemplo, a função da nossa glândula tireoide pode se alterar com o jejum havendo diminuição da produção dos hormônios tireoidianos.

O estudo de Graf H (Arq B. Endocrinol 2002) mostra que o jejum prolongado diminui os valores do T3 (triiodotironina). O T3 é hormônio tireoidiano que acelera o metabolismo sua diminuição no jejum está relacionado com uma economia de energia.

Outro estudo de Tsatsoulis A (Ann Acad Sci 2006) mostra que o estresse crônico que é causado pelo jejum intermitente (principalmente o feito sem acompanhamento) aumenta a atividade adrenocortical fazendo com que a elevação da produção do cortisol, em uma fase inicial, suprima o eixo tireoidiano e o eixo gonadal (produtor dos hormônios sexuais). O cortisol inibe a atividade também da deiodinase, uma enzima que converte o hormônio tireoidiano T4 em T3, ou seja, também diminuindo o metabolismo favorecendo a conservação da energia.

Interessante notar que nessas situações normalmente não há alteração dos níveis de TSH e T4 nos exames de sangue, no entanto a atividade tireoidiana pode estar prejudicada.

Portanto, mais uma vez amigos fazer algo sem indicação é realmente inútil ou pode ser pior trazendo prejuízo para o seu objetivo. Procure um bom profissional para te acompanhar, que vai analisar seu histórico, seu metabolismo, sua individualidade… Aí sim, após isso discuta com ele se o jejum será uma boa estratégia para VOCÊ, ok?

Por: Dr. Guilherme Renke
Médico da Nutrindo Ideais