Um estudo realizado na Universidade de Sussex, no Reino Unido, apontou que os torcedores de futebol ficam duas vezes mais tristes quando a equipe pela qual estão torcendo perde se comparado à felicidade quando o time ganha. Em média, no estudo, os torcedores ficaram 3,9 pontos percentuais mais felizes na hora seguinte à vitória. Uma derrota causou uma queda na felicidade de 7,8 pontos no mesmo período.

— Imagino que isso ocorra porque as pessoas colocam uma expectativa muito grande na equipe pela qual torcem. Quando a vitória não acontece, a tendência é que elas fiquem muito mal, mais do que quando elas têm as expectativas alcançadas — explica a psicóloga Renata de Azevedo, da clínica Nutrindo Ideais.

Na pesquisa, foram analisadas três milhões de respostas dadas por 32 mil torcedores por meio de um aplicativo de celular que, periodicamente, pergunta aos usuários como se sentem, o que estão fazendo, onde e com quem estão.

Outro dado da pesquisa revela que a alegria e a dor são sentidas com maior intensidade por quem está no estádio. A satisfação do torcedor que acompanha a vitória de seu time nas arquibancadas é aproximadamente três vezes maior do que quem assistiu do sofá, aumentando a felicidade em 10 pontos. Por outro lado, a angústia de ver a derrota de perto custa 14 pontos de alegria para o torcedor.

— Quando a pessoa está em casa, não há o mesmo clima do estádio. Nele, tem toda a emoção de ver o jogo e os gols ao vivo, tem o ritual de vestir a camisa do time, estar cercado de pessoas com o mesmo objetivo. Ali o torcedor respira a atmosfera do futebol e fica com as emoções muito mais afloradas do que vendo um jogo em casa — afirma Renata.

O estudo sugere que o efeito cumulativo de ser um torcedor de futebol é “esmagadoramente negativo”. Mas, uma das explicações para as pessoas continuarem assistindo aos jogos é que antes de a bola rolar há um aumento de 7,9 pontos na felicidade entre os torcedores no estádio. Outra justificativa, é que ser torcedor é viciante: eles sempre acreditam que podem ver seus times vencerem novamente.

Segundo Peter Dolton, coautor do estudo, apesar de torná-los menos felizes em geral, os torcedores de futebol se dispõem a suportar isso para sentir prazer quando sua equipe ganhar, apesar de a recompensa não ser tão grande como a dor de perder.

Saiba aproveitar

Aproveite as vitórias para comemorar bastante. Grite os gols e as jogadas mais importantes (cuidado com a voz!), pule, abrace as pessoas para comemorar. Este é o momento de vibrar.

Todo dia tem jogos na Copa. Esta é uma ótima oportunidade de juntar, na medida do possível, as pessoas que você gosta para torcer junto. Aproveite essa chance da melhor maneira.

Tenha consciência de que você não pode controlar os resultados. Nada que você fizesse ou deixasse de fazer poderia mudar o resultado de uma partida. Relaxe e curta as jogadas.

Não comemore de maneira que vá colocar sua vida ou a de outra pessoa em risco (ficando bêbado, por exemplo). Nem brigue com as pessoas por causa de uma derrota. Por mais valioso que o futebol seja para você, isso não vale a pena.

Fonte: https://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/dor-da-derrota-duas-vezes-maior-que-alegria-da-vitoria-diz-pesquisa-22809556.html