As aulas voltaram e junto com elas a preocupação com a alimentação das crianças na escola. Na correria do dia a dia, muitas vezes os industrializados saem na frente pela praticidade, mas eles não são a melhor opção de lanche para as crianças. Como estão em fase de desenvolvimento, o organismo exige um equilíbrio de nutrientes essenciais.

Nessa etapa de escolhas de alimentos é importante que os pais sejam o exemplo. “Não adianta oferecer frutas e verduras se elas não fazem parte do cardápio da família. A criança aprende pelo o que vê”, explica a nutricionista Luna Azevedo, sócia-fundadora da Clínica Nutrindo Ideais, que incentiva a educação alimentar em casa.

Os estímulos vêm também da maneira como as refeições são consumidas. Os sucos naturais, por exemplo, são boas opções, mas oferecer as frutas como snacks estimula a mastigação na primeira infância. Neste processo, incluir os pequenos no preparo das refeições é uma boa estratégia também. “Ensine-os a cozinhar, preparar receitassimples e provar diferentes sabores enquanto se divertem na cozinha”, sugere a nutricionista Karin Paciulo, professora do Namu Cursos, plataforma de cursos online que propõe uma vida equilibrada.

Outra dica é pensar no lanche oferecido a partir do horário de estudos da criança. “No período da manhã, invista em sucos, frutas e em sanduíches recheados com pasta, como a de grão-de-bico”, indica Luna. Já para a tarde, as opções salgadas e iogurtestêm mais apelo. E não tenha medo de aproveitar as sobras do jantar, “ovos de codorna e salpicão podem ser adaptados à lancheira”, completa a profissional.

Luna também incentiva as opções veganas e vegetarianas, e sugere milho cozido, batata cozida em rodelas e pães artasanais com fermentação natural. Para acompanhar, aposte na água de coco e sucos orgânicos. A nutricionista ainda alerta: fuja dos embutidos para as crianças!

Para ajudar nas decisões diárias do que colocar na lancheira, Karin, do Namu Cursos, listou quatro dicas simples que fazem a diferença. Confira:

1 Para uma lancheira completa, coloque uma fonte de carboidrato (mandioca, barrinha de cereal, pão caseiro, frutas), de proteína (queijos, carnes e ovos) e outra de micronutrientes presentes nas verduras, legumes e frutas.

2 Otimize seu tempo. Prepare os alimentos com antecedência e congele-os. Segundo a nutricionista a maioria deles é possível resfriar ou congelar sem perder seus nutrientes essenciais.

3 Invista em receitas práticas e criativas. É possível, por exemplo, fazer versões mais saudáveis dos salgadinhos de festa!

4 Selecione opções coringas que são ricas em nutrientes, como as pastas para recheios que são fáceis de fazer e ricas em vitaminas e minerais. Elas podem compor a lancheira acompanhadas de pães caseiros de beterraba ou mandioca, por exemplo.

MÃO NA MASSA
Sem ideias para começar? Listamos algumas receitas fáceis de fazer, saborosas e que já podem entrar na lista de refeições para preparar com as crianças.

1 Receita de bolo inglês de cenoura
Bolo é sempre uma boa pedida. A receita da padaria artesanal St. Chico ainda cai bem na lancheira das crianças. Fácil de fazer, fica pronto em 20 minutos e leva mais 40 minutos no forno. Rende de 8 a 10 fatias. Confira o passo a passo da chef Helena Mil-Homens.

2 Biscoito de polvilho
Aposte na receita de biscoito de polvilho da chef Ana Luiza Trajano. O passo a passo faz parte do Livro Básico, da profissional. Fácil de fazer, o biscoito fica pronto em 1 hora e rende 40 unidades.

3 Minibolo de cenoura sem glúten
Minibolos são excelentes para levar na lancheira. Na receita de cenoura, além da massa sem glúten, o passo a passo é simples e rende 10 unidades. Confira a receita da chef Caro Gall, da All Light Gourmet.

4 Pão de grãos
Que tal preparar um pão de grãos? Com passo a passo simples, a chef Caro Gall, da All Light Goumet, ensina como preparar a receita fácil e que rende 15 unidades.
5 Pãopioca
Que tal brincar com os ingredientes e criar um pãopioca? A sugestão é da Nestlé, que possui um portal só com receitas pensadas para as crianças. A diversão começa na mesa com a mistura de sabores.

LANCHE COM ESTILO
Para garantir a diversão, embale o lanche das crianças do jeito que elas gostam: cheio de charme e personagens. Listamos alguns produtos que prometem agradar os pequenos.

  1. Marmita Ovni, 20 x 9 x 12 cm, por R$ 69,90, na Imaginarium
  2. Porta-frutas pera ou laranja, 13 x 7,5 x 14,3 cm, valor sugerido R$ 22,90 cada, da Tupperware
  3. Canudo ecológico turquesa, 20 x 1 cm, por R$ 29, na Pacco
  4. Lancheira Big Break, 28 x 19 x 12,7 cm, por R$ 149, na JanSport
  5. Talheres easy set, 16 x 8,5 x 2 cm, por R$ 52, na Pacco
  6. Porta-sanduíche, 13,3 x 5,1 x 13,9 cm, valor sugerido R$ 35 cada, da Tupperware
  7. Lanheira Fast Fun Xadrez, 20 x 26 x 9 cm, por R$ 169, na Pacco

Fonte: https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Comida/noticia/2019/01/volta-aulas-opcoes-saudaveis-para-lancheira-das-criancas.html