A maçã é uma fruta multifuncional: com ela é possível fazer doces, bolos, sucos e até tortas. Mas você conhece os benefícios que ela traz para a saúde? Conversamos com a nutricionista Luna Azevedo para mostrar como a maçã é indispensável para uma alimentação saudável. Confira!

1. Saúde
Segundo Luna, a maçã possui um baixo índice glicêmico, além de ter propriedades antioxidantes e ser rica em fibras e potássio. A fruta também possui grande quantidade de pectina, uma fibra solúvel que auxilia na regulagem do sistema gastrointestinal e na absorção do colesterol. Outro benefício dessas fibras consiste na sua capacidade de captação e eliminação de potenciais substâncias tóxicas no organismo.

2. Dentes
A maçã é considerada uma escova de dentes natural, apesar de não limpar propriamente os dentes. “Ela é considerada um alimento detergente, ou seja, é capaz de limpar a superfície dos dentes durante a mastigação”, diz Luna. Morder e mastigar uma maçã estimula as gengivas e seu sabor aumenta ainda a quantidade de saliva, diminuindo o número de bactérias na boca e evitando a cárie.

3. Corpo
Rica em antioxidantes, a fruta auxilia no combate aos radicais livres, trazendo assim benefícios para a pele e o organismo. Além disso, tem um papel adstringente, auxiliando na projeção da voz e limpando as cordas vocais. “Ela é fonte de antocianinas, que auxiliam na prevenção de diabetes e a pectina auxilia na redução da absorção do colesterol proveniente da dieta”, conta a nutricionista.

4. Glicemia
O consumo ideal da maçã é com a casca, pois dessa forma é possível absorver a maior porcentagem de fibras (aproximadamente 4 g). Elas, por sua vez, têm um papel fundamental na diminuição da secreção de insulina, adequando o controle glicêmico e na melhora o fluxo gastrointestinal.

 

 

Fonte: https://revistacasaejardim.globo.com/Curiosidades/noticia/2019/05/conheca-os-beneficios-da-maca.html