7 Benefícios Psicológicos Da Meditação

post_meditação_3

Como psicóloga, percebo que exite uma procura das pessoas por um propósito, algo que as desenvolva em todo o seu potencial físico e mental. Que traga uma conexão com o momento presente, simplesmente com o aqui e agora.

Uma das formas de encontrar esta conexão interior é através de práticas como Yoga e Meditação. Quando a pessoa se propõe a ter essas práticas diárias em sua vida, ocorre uma transformação em sua psique e na forma como você enxerga o mundo.

Nesse artigo irei falar sobre sete benefícios psicológicos que a prática da Meditação pode trazer para sua vida e para as pessoas e ambiente ao seu redor.

Para quem está iniciando no caminho da meditação é importante ter uma pessoa mais experiente que te oriente e te acompanhe, existem diversas técnicas para meditar e o seu orientador poderá mostrar o caminho mais adequado a você, tornando o processo mais tranquilo e seguro.

1 – Relaxamento Psíquico
Durante a prática de meditação você se liberta de um estado de estresse, ou um “estado de alerta”, no qual a pessoa que medita experimenta um estado de relaxamento, que até o momento era desconhecido.

2 – Um Momento Para Você
Com frequência a experiência de meditar é um momento agradável, um momento do dia que é reservado apenas para você! Neste momento não existe nada e ninguém além da sua mente, seu corpo e sua respiração.

3 – Equilíbrio Emocional
É uma sensação na qual você mergulha e apenas “sente”, no qual você está centrado, focando sua mente no momento presente.

4 – Foco No Bem Estar
É uma sensação de “felicidade” sem motivo, um sentimento de “gratidão” que surge sem motivo aparente, você apenas sente-se bem e permanece com essa sensação.

5 – Sentir-se Mais Pleno e Saciado
Quanto mais você praticar, você pode encontrar mais satisfação com seu dia a dia e com sua vida.

6 – Desenvolver Autocontrole
Com a prática regular, você perceberá que se sente mais “centrado”, diminuindo as atitudes impulsivas.

7 – Simplesmente Relaxa
Quando você tem uma prática regular de meditação, novas sinapses em seu cérebro serão formados, proporcionando um estado de relaxamento e aumentando a dopamina. Você será capaz seu estado de alerta, desta forma diminuindo o stress e a ansiedade regulando seu sono.
Focando sua mente nas sensações positivas, você se sentirá mais tranquilo como um todo.
Você também pode entrar em contato com diversas emoções durante a meditação que podem ser exploradas mais profundamente durante sua terapia.

meditação é uma ação sem ação, ou seja, você ficará por alguns minutos concentrado e as transformações irão ocorrer dentro de você, para isso o primeiro passo é querer dar o primeiro passo. Os benefícios você sentirá naturalmente e tranquilamente.

Conte comigo para te orientar! Encontre o Ser que existe em você!

Namastê!
Dra. Juliana Sato