Seja você o melhor presente para o seu filho neste Dia das Crianças

diadascriancas2

No mês de Outubro as propagandas direcionadas ao público infantil invadem as mídias sociais e as crianças são bombardeadas por uma série de novidades em forma de brinquedos e eletrônicos dos mais diversos tipos. Os pais, por sua vez, se perdem em meio a tantas possibilidades, porém não resistem à ideia de presentear os filhos nessa data.

Em meio a esse mundo de possibilidades o que muitas vezes encontramos (infelizmente) são armários lotados de brinquedos e crianças que não sabem brincar, pois falta estímulo e companhia, principalmente dos pais. O que vemos hoje em dia são crianças de 2, 3 (quando não mais novas) que sabem mexer em tablets e celulares, mas não sabem mais brincar de bola ou esconde-esconde.

As crianças de hoje sabem de tudo, exceto de como é bom ser criança! Elas não precisam de coisas. Elas precisam de pessoas!

A ideia deste texto não é fazer com que os pais se sintam culpados por passarem menos tempo com os filhos por estarem trabalhando, a fim de propiciarem um conforto maior para a família. A ideia é fazer os pais se conectarem ao que realmente importa para as crianças. E, acredite, as crianças preferem a companhia dos pais (família em geral) do que qualquer brinquedo.

Em 2014 a Sociedade Brasileira de Pediatria juntamente com o Instituto DataFolha realizou uma pesquisa com 1525 crianças brasileiras de 4 a 10 anos, de todas as classes econômicas, em 131 municípios. Em resumo, os resultados mostram que as crianças precisam de muito pouco para serem felizes, independente da classe social. O que deixa as crianças mais felizes, entre 96% das entrevistadas, é o dia do seu aniversário, pois se sentem especiais. Elas se alegram com o convívio familiar e não o brinquedo em si. Se sentem bem mais alegres quando em contato com os pais, avós e irmãos e não com um passeio específico. A criança se volta para o brinquedo quando está sozinha, mas prefere qualquer outra alternativa quando oferecida.

A falta de tempo pelo excesso de trabalho é apontada pelos pais como o maior empecilho para o maior convívio com os filhos, porém, que tal usar esse Dia das Crianças para ensinar outros valores às crianças? Que tal trocar um presente por um tempo maior com elas?

As possibilidades são infinitas e só requerem um pouco de criatividade.

 Pode ser um piquenique no parque com a família, acampar no meio da sala, um papel em uma peça de teatro que encenará junto com os familiares, uma sessão pipoca, festa do pijama, um passeio na praia ou no parque (crianças precisam de contato com a natureza), uma sessão de histórias, sua receita favorita a ser preparada junto com toda família (aliás, as crianças adoram receber um “vale alguma coisa” com os pais e familiares, pois se sentem especiais!). Acredite, são desses momentos que eles vão se lembrar!

Não importa se você comprou o presente mais caro ou o mais moderno, elas só querem a companhia de quem elas amam e isso é de graça! Elas só se conectam ao amor incondicional, que recebem através de beijos, abraços, carinhos, colo, brincadeiras simples…através de PRESENÇA. Seja então o melhor presente nesse Dia das Crianças. Todas elas agradecem da melhor maneira que sabem…com ainda mais amor! “Só é possível ensinar uma criança a amar, amando-a”.

FELIZ DIA DAS CRIANÇAS para quem já sabe que a criança tem o dia mais feliz da vida TODOS OS DIAS!

 

 

Por: Dra. Bianca Mello Soto
Pèdiatra